Início > Aulas > O que significa a palavra CONFIANÇA

O que significa a palavra CONFIANÇA

A pouco, (11/04/2011), meu professor de Mestrado Paulo Fresneda, da UCB, durante a discussão de temas da autora Allee, V., do capítulo 6 , Power and Limits of Technology, do livro The Future of Knowledge, fez uma pergunta um tanto quanto curiosa, ele perguntou o que significa a palavra CONFIANÇA.

Buscando no Google, encontrei um site chamado Primeiros passos, onde o autor define muito bem o significado da palavra a qual concordo muito. Vejam:

Confiar é dar licença; dar crédito a alguém, ou alguma coisa; é esperar que nossas expectativas sejam correspondidas.

Nos dias de hoje, onde a busca por alguém em quem se possa confiar virou caça ao tesouro, devemos tomar muito cuidado na hora de falar sobre determinados assuntos, pois esta simples junção de palavras pode significar vida ou morte, dependendo da gravidade do assunto falado.

Mas aqui vamos tratar apenas sobre o curta-metragem passado em sala de aula, que proferia exatamente sobre a confiança, neste caso, entre os avós e o neto.

Os avós estavam separados e o neto era o elo de ligação entre eles. Cuidando dos dois da mesmo forma, conquistou a confiança deles e os ajudava sempre que possível, sem piorar a situação entre eles, pois quando um falava mal do outro, o menino não contava, nem rebatia as críticas, apenas as ouvia e guardava para si. Mas na hora em que um ou outro precisava dele, lá estava pronto para ajudar.

Confiar é acreditar que não morreremos de fome nem frio, pois a pessoa em quem confiamos nos trará um prato de comida e um cobertor para nos aquecer nos dias frios; nos ajudará nos trabalhos e momentos difíceis; não contará nossas intimidades e segredos para os outros.

Quando elegemos alguém de confiança, incumbimos esta pessoa de corresponder as nossas expectativas e saber da importância de suas ações com relação a nós, mas infelizmente nem todos acertamos na escolha e vem desta experiência a nossa falta de cumplicidade nos dias de hoje, a falta de confiança no outro devido ao medo de sofrer uma decepção.”

Ou seja, no mundo “internetês” em que vivemos, torna-se cada vez mais importante a questão da confiança. Confiança em governos, confiança em sites de relacionamento, em sites de compras, em sites de bancos. Você já se imaginou no mundo de hoje (2011), ao acessar o site do seu banco e não ter a confiança necessária para pagar uma conta? E para fazer uma compra de casa num site de mercado?

Como chegamos a esse padrão de confiança que muitos tem na internet?

Ouvi dizer na mesma aula, que tudo o que fazemos na internet é auditado pelos EUA, você acredita nisto? Verdade ou não, isso é um ponto a ser observado.

About these ads
CategoriasAulas Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 282 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: