Gerenciamento de Projetos na Prática

O gerenciamento de projetos como conhecemos, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e um conjunto de ferramentas e técnicas aplicadas a um empreendimento.

Gerenciar projetos, ao contrário do que muita gente acha, não é nada complicado, basta você organizar as atividades em uma ordem seqüencial e voilá, temos um cronograma. Ou seja, começamos a trabalhar com uma das nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, conforme o PMBOK® do Project Management Institute®.

Conforme o PMBOK®, um projeto é “um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Ou seja, além do cronograma criado pelo seqüenciamento de atividades, é importante determinar quais serão os objetivos, os custos e as entregas do projeto, registrando-os em documentos específicos, os quais se dão o nome de escopo, tempo e custo. Ou seja, com estas três premissas, é possível gerenciar qualquer projeto básico.

O que é o gerenciamento de projetos na prática?

É aplicar os conceitos do gerenciamento de projetos, às melhores práticas, conforme mencionado pelo PMI®, através do PMBOK®. Atrás da aplicação e da utilização de processos específicos utilizados desde o início até o encerramento de um projeto de maneira eficaz, é possível alcançar de forma significativa as probabilidades de sucesso e conclusão de um projeto, seja ele de que tamanho for.

A partir de uma adequação do modelo instituído por Richard Buckminster Fuller, o Professor Fernando Dantas, construiu um modelo chamado “Globo Geodésico” e o aplicou como parte da disciplina de gerenciamento de projetos, aos alunos dos cursos de MBA da Fundação Universa. Esta ferramenta proporciona através de aulas práticas, a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias para o gerenciamento de projetos durante todas as suas fases.

Buckminster Fuller ficou mais conhecido pela invenção do Domo geodésico. Estrutura arquitetônica mais leve e forte com melhor relação custo/benefício jamais projetada. As cúpulas geodésicas, propostas por Fuller, são a concretização das suas pesquisas no sentido de encontrar o máximo de eficiência na tecnologia das estruturas.

Veja abaixo imagem do modelo criado pelos alunos.

083

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s