Idéia – Carrinho de Supermercado com RFID

 

Como todo mundo diz, não adianta ter uma boa idéia, o importante é implementá-la.20110917-102336.jpg

Bem, você já parou para pensar como o processo de ir às compras em qualquer supermercado não só Brasil, mas quanto no resto do mundo é burro? Pense!

Você chega ao supermercado (seja ele do tamanho que for), pega um carrinho e com sua lista de compras, vai andando, gôndola por gôndola, pegando o que precisa e colocando dentro do carrinho.

Terminado este martírio, começa outro. Você entra numa fila do caixa e espera a sua vez.

Chegando ao caixa, você retira tudo o que pôs no carrinho e vai colocando tudo numa sequência lógica que a maioria de nós entendemos. Daí, a atendente de caixa pega produto por produto e vai passando naquela máquina que lê o código de barras.

Neste momento algo maravilhoso ocorre sem que a gente nem ao menos perceba, um sistema de TI ao ler o código de barras, vai dando baixa no estoque do supermercado. É desta forma que eles repoem as mercadorias nas gôndolas.

Depois a gente corre para o final do caixa e começa a colocar todos os produtos em sacolas que agridem a natureza (porquê raios ainda não utilizamos sacolas biodegradáveis, feitas da cana de açucar?) e digo corre, pois pensamos que o próximo cliente também está ancioso em ver a esteira livre para ele fazer o mesmo processo burro e se livrar logo daquilo.

Depois que ensacamos toda a nossa compra e colocamos novamente no carrinho de compras, a caixa diz, deu XXX Reais. Bem, a gente nem acredita no valor, pelo menos eu sempre acho que o valor sempre seria menor.

Escolhida a forma de pagamentos, a atendente passa o seu cartão, você digita a senha, espera o comprovante e vai embora para o seu carro. Lá chegando, tira todas as compras do bendito carrinho e coloca no seu carro.

Enfim, todo esse processo poderia ser menos traumático se tivéssemos um carrinho de compras inteligente com a tecnologia RFID. E como seria este carrinho?

A ideia apesar de ser relativamente nova, já existe um grupo alemão trabalho neste modelo.

Bem, para implementar esta idéia no Brasil, temos que colocar uma etiqueta de RFID em cada produto do supermercado e o carrinho de compras tem que ser dotado de ler, ou entender os produtos que são colocados em seu interior, através de outro sensor de RFID.

Para melhorar o processo, no corrimão do carrinho precisa ter uma tela que vai informando a quantidade de produtos e a totalização do consumo.

Como este carrinho é provido de sensores RFID, ao terminar as compras, você se dirige ao caixa e ao passar com o carrinho, outro dispositivo lê o somatório do conteúdo do carrinho e você só precisa passar o seu cartão e pagar. Ou seja, simples não? Pode parecer, mas não é.

20110917-102409.jpg

Há algum tempo, o Grupo alemão Metro, o 5º maior varejista alimentar do mundo, uniu forças com fornecedores internacionais e parceiros de TI para construir o supermercado do futuro em Rheinberg, na Alemanha.

Metro2

O coração dessa iniciativa é o chip RFID. Essa tecnologia permite o rastreamento dos pallets e dos produtos sem necessidade de scaneamento. Assim, processos como reposição de mercadoria, controle de data de validade e promoções dos fornecedores podem ser otimizados.

Um produto como um simples desodorante pode ser rastreado por toda a cadeia até o checkout. E se, por exemplo, ele for colocado na gôndola errada, uma mensagem é enviada ao PDA de um funcionário para que o problema seja solucionado.

Há também possibilidades de interagir com o consumidor, que pode receber mensagens relacionadas à sua localização no supermercado por meio de celular ou tablets adicionados ao carrinho.

Ou seja, a implementação desta ideia é uma inovação radical, pois mudará a forma como nos comportaremos em nossas compras de supermercado. Não basta ter apenas um carrinho com a tecnologia, é necessário mudar toda a tecnologia de estoques, suprimentos e abastecimentos dos mercados atuais e além dos grandes investimentos, será necessário uma mudança cultural muito grande.

6 comments

  1. Opa Fernando, este processo já esta em teste em alguns supermercador fora do br utilizando a tecnologia RFID-Identificacao por Radio Frequencia (a mesma do Sem Parar nos carros). Em todos produtos no lugar do cod. de barras tem uma “antena” RFID, e ao colocar o produto no carrinho esta “antena” transmite um sinal para o computador q fica no carrinho para somar a suas compras e um sinal para a gondola do supermercado avisando q este produto tera de ser reposto. Ao passar no caixa é só digitar a senha do cartao.
    Para ajudar ainda mais nossa vida, existem estudos que pretendem colocar computadores com leitores de RFID em nossa dispensa e geladeira, quando vc consome um produto destes lugares o mercado é avisado e em um dia definido da semana te entrega os produtos que estao faltando na sua casa. Legal né.

    Neste link fala direitinho como funciona

    http://eletronicos.hsw.uol.com.br/etiqueta-rfid.htm

    Aqui em SP o mercado Pao de Acucar tem um loja teste q vc anda com uma pistola de leitor de cod. de barras no carrinho e ja vai resgistrando seus produtos… na tela da “pistola” vc pode ate ver receitar do produto que esta comprando… e sua lista de compras fica guardada na memoria (com seu login) pra uma proxima compra.

    Abraço,
    Digitado no celular.

    Curtir

  2. Que bacana Gustavo, muito obrigado pelo comentário.

    Acontece que isso ainda não foi patenteado, se você buscar no INPI, não vai encontrar nada a respeito. Eu fiz uma busca minunciosa e nada.
    Criar um projeto com RFID junto aos carrinhos e registrar a patente seria uma boa, não acha?
    Isso tem tudo para dar certo, uma vez que ajudará as pessoas em todo o mundo.

    Abraços,

    Fernando

    Curtir

  3. Uma ótima oportunidade em Fernando… este RFID ainda vai dar muito oq falar… logo logo vai ser padrão em todos celulares para fazer pagamentos… a tecnologia vai ser implantada nos SIM cards das operadoras para o pessoal não ter que ficar trocando de aparelho.

    Abraço e parabéns pelo blog.

    Curtir

  4. Sou aluna do 2º ano de administração no Sul de Minas, onde anualmente acontece ocorre uma feira tecnológica em que alunos,de todos os cursos, expõem seus projetos.
    Neste ano, o foco do meu curso é marketing e esta ideia do carrinho inteligente é muito interessante! Gostaríamos de manter contato com alguma empresa/supermercado que possua este produto, para assim viabilizar a possibilidade de termos em nossa feira um exemplar deste. Você poderia me indicar algum contato?
    Desde já agradeço, Ana

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s