Metanóia, uma nova forma de mudar

Um dos autores que sempre gostei de ler, foi Peter Senge. Senge nos informa em um dos seus livros que as organizações precisam entender o contexto da Metanóia. Não é nada simples, tendo em vista que as organizações precisam entender outro conceito, que vem a ser a aprendizagem organizacional.

Enfim, no dia que li esta palavra, fiquei pensando, o que seria Metanóia e como posso aplicar esta palavra no contexto empresarial?. O lugar que achei na web que mais satisfeito fiquei foi a definição que encontrei na Wikipédia.

Conforme autor desconhecido na Wikipédia:

“Metanoia é uma palavra de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.
“a ortodoxia chamou de ‘arrependimento’, mas que no original grego era metanoia, que tinha um significado bem mais amplo, que era o de mudança dos estados mentais que levam à mudança de consciência pela superação dos condicionamentos e da ignorância anterior. Esse conceito é basicamente psicológico e oferece um paralelo com o enfoque da tradição budista de transformação da mente.” (Raul Branco)
A metanoia é uma das disciplinas indicadas por Peter Senge, no âmbito do estudo da aprendizagem organizacional. É um conceito que, na perspectiva das organizações, está intrinsecamente ligado à mudança organizacional, haja vista que, sem a metanoia ser bem sucedida junto dos colaboradores, a mudança organizacional revelar-se-á um fracasso.

Tudo se isto se entende, se tivermos em conta que, para se proceder a uma mudança nas empresas, é necessário que tal mudança seja acompanhada pelos colaboradores; isto é, há necessidade de se conceber “alterações nas mentes dos colaboradores”. Caso contrário, simplesmente por existirem máquinas, ferramentas, softwares, e outros materiais novos, não se produz qualquer efeito inovador.

A metanoia explica que a primeira alteração deve ser nos colaboradores, uma vez que estes entram em todos os processos organizacionais, justificando assim a forte necessidade dos gestores alterarem genuinamente os conceitos laborais até aí interiorizados por estes.

Uma forma de o fazer é através do ‘modelo das três fases’
1º – Descongelamento (consiste na ruptura com as práticas até aí utilizadas)
2º – Mudança (consiste na adopção de novos comportamentos)
3º – Recongelamento(consiste na interiorização dos comportamentos adoptados)”

Ou seja, para termos organizações inovadoras, é preciso antes de mais nada, mudar. Mas para mudar, é necessário que o façamos com Conhecimentos, Habilidades e Atitudes adequadas.

5 comments

  1. Boa noite professor, tudo bem?
    No ano passado fui em um curso que explicaram um pouco sobre Metanóia, fiquei encantada. no tempo estava finalizando minha monografia sobre Planejamento Estratégico, parei com tudo! Decidi esperar esse semestre para poder falar desse assunto que me encantou!!!! Mas estou tendo um pouco de dificuldade para encontrar mais autores que falem do assunto, no momento só encontrei o Peter Senge e o Roberto Tranjan, e preciso de mais autrores para minha fundamentação. O senhor teria alguns para me indicar?

    Desde já agradeço!

    Curtir

  2. Prezada Julia,

    Muito obrigado pelo seu interesse pelo meu artigo.
    Este é um tema emergente e poucos autores tem escrito sobre.

    Os que mais escrevem a respeito são:
    – Perter Senge – A quinta disciplina;
    – Fred Kofman – Metamanagement;
    – Roberto Tranjan.

    Mas você pode pesquisar em bases mais adequadas, como por exemplo o portal de periódicos da Capes e a base Scielo, em ambas você deverá encontra um vasto material científico e de peso.

    Espero ter lhe ajudado.

    Att.

    Prof. Fernando Santos Dantas

    Curtir

  3. Professor,
    Acabei de ver seu currículo e vi que é professor na Faculdade Projeção, sou aluna de uma das unidades!!!

    Muito obrigada pela ajuda,

    Juliana Menezes

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s