Currículo Lattes

Fernando Santos Dantas


Mestre em Gestão do Conhecimento e da TI pela Universidade Católica de Brasília – UCB; Administrador com MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui mais de 18 anos de experiência em consultoria e gestão de projetos e gestão de portfólio de projetos. É empresário da PMOLab, empresa especializada em educação, gestão de projetos e gestão do conhecimento. É consultor empresarial em gestão de projetos e professor universitário no Centro Universitário – IESB das disciplinas: (Estratégias de Compras, Estoques e Custos; Estratégias Empresariais; Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional; Estruturas Financeiras e Ferramentas de Gestão de Projetos; e Simulação Empresarial). Atuou como analista de projetos e portfólio no Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda na implantação do PMO Estratégico. Através do Grupo Conectt S/A e do IPSO – Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos atuou no gerenciamento do projeto de implantação do Portal Sebrae, envolvendo 16 estados e 17 setores da economia. Atuou como professor do MBA de Gestão de Projetos alinhados ao PMI da Fundação Universa em Brasília entre os anos de 2006 a 2011. Atuou ainda como coordenador de Projetos do Movimento Brasil Competitivo-MBC, em projetos de inovação, design e gestão. Implantou 16 programas estaduais de qualidade, produtividade e competividade e auxiliou na implantação de 14 prêmios de competitividade estaduais. Foi coordenador do projeto que implementou o prêmio de competitividade da MPE entre o MBC, SEBRAE Nacional e Fundação Nacional da Qualidade. Auxiliou na implantação e reconfiguração do GESPÚBLICA no ano de 2007. Participou de inúmeras premiações estaduais de prêmios de competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Foi professor de projetos de Gestão, Informática, Fundamentos da Administração e Economia na Escola Técnica de Formação Gerencial/SEBRAE-MG durante 8 anos. Atuou ainda como professor universitário na Faculdade Projeção – Unidade Sobradinho das seguintes disciplinas: (Desenvolvimento Gerencial; Administração Financeira e Orçamentária; Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais; Orientador de TCC). Atuou como Presidente de uma Cooperativa de Educadores e Consultores durante 2 anos, tendo participado durante 6 anos do conselho fiscal. Foi consultor do Projeto Empreender do SEBRAE-MG durante 2 anos. Ministrou inúmeros cursos em Gerenciamento de Projetos e softwares instrumentais de gerenciamento de projetos, tendo treinado mais de 600 alunos. Atuou como examinador da Fundação Nacional da Qualidade-FNQ durante o ano de 2006. Na Fundação Universa, foi coordenador do Escritório de Projetos e Processos entre 2009 e 2011. No Chapter DF do Project Management Institute, atuou como diretor de comunicação, marketing e publicidade de janeiro de 2007 até dezembro de 2010. Em 2011 e 2012, passou a fazer parte do conselho fiscal do Chapter. (Texto informado pelo autor)