Contratação de pessoas com mais de 50 anos

Desabafo de um profissional com mais de 50 anos

Não sou de esconder minha idade para ninguém, afinal tenho muito orgulho da vasta experiência que adquiri durante anos de trabalho e minha foto do perfil mostra isso. Cabelos brancos, barba branca e pés de galinha, para que escondê-los?

Mesmo sendo dono de uma empresa de consultoria a mais de 13 anos, essa pandemia me fez repensar vários aspectos profissionais, o maior deles é quanto a inclusão de pessoas com mais de 50 anos e eu me incluo nessa.

Desde 2019, quando saí do meu último emprego como professor universitário, de vez em quando acho algumas vagas com o meu perfil profissional e envio o meu currículo. Para minha surpresa, nunca fui chamado para nenhuma entrevista de emprego, aí eu te pergunto, existe inclusão para profissionais com mais de 50 anos? Acredito que podem até existir, mas são pouquíssimas iniciativas.

Agora porque isso acontece? Acontece porque nossas experiências profissionais e comportamentais não são levadas em conta na hora de uma análise de um currículo vitae.

E olha, no rol da minha experiência profissional, tenho graduação em Administração, pós graduação em Gestão de Projetos e mestrado em Gestão do Conhecimento. E não é só conhecimento teórico, já trabalhei em organizações e fiz a diferença por onde passei. Ai eu te pergunto novamente, como nós com mais de 50 iremos nos aposentar se a idade para aposentadoria agora é a partir dos 65 anos?

Acho que as organizações deveriam olhar mais para os profissionais com mais de 50 anos e chamá-los para uma entrevista, nem que seja só para ouvir o que eles tem a dizer sobre suas experiências.

Afinal, de que adianta inúmeros anos de experiência se não conseguimos demonstrá-los?

Desculpem o desabafo, mais eu precisa escrever.

#inclusãogeracional

Deixe um comentário