Como estudar qualquer assunto ou matéria

Este texto foi adaptado do Prof. Cândido.

1. UM FATO INQUESTIONÁVEL:  

“NINGUÉM ESTUDA POR VOCÊ”

POR QUE?     PORQUE  A    APRENDIZAGEM   É UMA ATIVIDADE PESSOAL, QUE SE  BASEIA, EM LINHAS GERAIS, NOS SEGUINTES ASPECTOS: 

             A. NECESSIDADE;  

                B. MOTIVAÇÃO;

                C. AMPLITUDE DE PERCEPÇÃO QUE CADA ALUNO TEM DA      

 REALIDADE QUE O  CERCA. 

        ESTE TRABALHO VISA FORNECER, UM MÉTODO DE ESTUDO OU PLANO, QUE  ORIENTE NO SENTIDO DE ATINGIR OS OBJETIVOS. 

        2. ASPECTOS BÁSICOS DE “COMO ESTUDAR”

        LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO DOIS ASPECTOS BÁSICOS FUNDAMENTAIS: 

        A. ESCASSEZ DE TEMPO;

        B. REGRAS DE ESTUDO.

        A. ESCASSEZ DE TEMPO:

        O TEMPO QUE CADA UM DE NÓS DISPÕE PARA AS ATIVIDADES DIÁRIAS É IRREVERSÍVEL E PRECIOSO DEMAIS. 

PORTANTO, HÁ QUE PLANIFICÁ-LO, UTILIZÁ-LO RACIONAL E REALISTICAMENTE.

        O DESPERDÍCIO DE HORAS DISPONÍVEIS, ACARRETA UM NÃO  APROVEITAMENTO  DE  ENERGIA E  DE  ATIVIDADES. ASSIM, A ESTIMATIVA DE TEMPO QUE VAI SER GASTO EM DIVERSAS ATIVIDADES ESTÁ LIGADA AS  HORAS DISPONÍVEIS E A ENERGIA CONSUMIDA EM REALIZAR ESTAS ATIVIDADES.  DUAS NECESSIDADES ENTÃO SE IMPÕE:

        1º PLANEJAR O TEMPO DISPONÍVEL E A ATIVIDADE A REALIZAR; 

        2º CUMPRIR O PLANEJAMENTO, PARA ATINGIR A PRECISÃO E RENDIMENTO NOS ESTUDOS (ADEQUAÇÃO DA ENERGIACONSUMIDA).

        ALGUNS PRÉ-REQUISITOS PARA O PLANEJAMENTO: 

        * SETE (07) OU OITO (08) HORAS DE REPOUSO (SONO); 

        * ATIVIDADES FÍSICAS, NO MÍNIMO, QUATRO (04) HORAS SEMANAIS; 

        * TOMAR A SEMANA COMO UNIDADE DE TEMPO; 

        * REPRESENTAR GRÁFICAMENTE ESTAS ATIVIDADES. 

           COMO CONSEQUÊNCIA DO PLANEJAMENTO TEMOS:

        * ESTUDO MAIS ADEQUADO E EFICIENTE; 

        * MELHORES GRAUS, 

        * ADQUIRIR HÁBITO DE PLANEJAR, DANDO-LHE MELHOR PREPARAÇÃO PARA A VIDA , POIS, OBRIGA-O A REFLETIR ELIMINANDO O QUE NÃO É NECESSÁRIO E, SOBRETUDO, LHE DARÁ MAIOR TEMPO DE LAZER.

        B. REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE)

        1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) 

          ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE PROCURE A SEQUÊNCIA: 

        * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; 

        * RELAXE OS MÚSCULOS; 

        * FECHE OS OLHOS; E 

        * CONCENTRE-SE NO QUE IRÁ FAZER. 

          2º DURANTE A ATIVIDADE: 

          * PRESTE ATENÇÃO; 

        * TOME NOTAS ÚTEIS (O PROFESSOR OU INSTRUTOR ESCREVE OU, REPETE ORALMENTE VÁRIAS VEZES O TÓPICO OU ASSUNTO A SER DESENVOLVIDO); E

        * VERIFIQUE OS COMPANHEIROS QUE TOMAM NOTAS. 

          3º APÓS A ATIVIDADE. O MAIS CEDO POSSÍVEL: 

          * ORGANIZE SUAS ANOTAÇÕES; 

        * COMPARE SUAS ANOTAÇÕES ORGANIZADAS COM AS DE OUTROS COMPANHEIROS; E 

        * VÁ AO LIVRO TEXTO, APOSTILA, ETC…, E ASSINALE O QUE LHE RESULTOU DA COMPARAÇÃO.

        COMO ESTUDAR

        1. TER INICIALMENTE VISÃO GLOBAL DO ASSUNTO.

        PARA ISTO, VEJA O TÍTULO, SUBTÍTULO, LEGENDAS,RESUMOS, CONCLUSÕES, ETC… . NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS, VEJA AS PARTES EM NEGRITO OU RESSALTADAS EM CORES DIFERENTES (MÍNIMO DE 15 MINUTOS).

        2. LER COM ATENÇÃO

        1ª LEITURA – SIGNIFICA INTERPRETAR. PARA ISTO, O SIGNIFICADO DOS TERMOS PRECISA SER ENTENDIDO E COMPREENDIDO; ( MÍNIMO DE 30 MINUTOS).

        2ª LEITURA – MAIS PROFUNDA E ANALISTA DO TEXTO. MESMO NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS, HÁ NECESSIDADE DE SE CONHECER E ESTUDAR A TEORIA, ISTO É, COMO FAZER (MÍNIMO DE 45 MINUTOS)

        3. FIXAR O ESTUDADO

  REALIZAR EXERCÍCIOS. É O FAZER (DE 60 A 120 MINUTOS).

          4. RECAPITULAR. 

          A. COMPREENDER – REMEMORAR COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. PARA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS FAZER OUTROS TIPOS DE EXERCÍCIOS. 

        B. RESUMIR – SOMENTE APÓS COMPREENDER O ASSUNTO, NUNCA ANTES. 

        C. REVISAR – A REVISÃO DEVE SER PERÍODICA. DEVE SER FEITA EM CIMA DOS RESUMOS. 

       D. DOSAGEM – O ALUNO DEVE  ESTUDAR  PELO   MENOS DE  2,5 (DUAS HORAS E MEIA) A 4 (QUATRO) HORAS POR DIA.

  OBSERVAÇÕES FINAIS

        * TEMPO MÍNIMO, DIÁRIO, PARA ESTUDAR – 150 MINUTOS. 

        * TOMAR SEMPRE UM INTERVALO DE 05 (CINCO A 10(DEZ) MINUTOS

 (LEVANTAR, FLEXIONAR OS BRAÇOS, PERNAS E TRONCO.). NÃO TOME CAFÉ OU QUALQUER OUTRA BEBIDA ADOCICADA. TOME ÁGUA.

          * ESTUDAR DE ACORDO COM O PLANEJADO. OBEDECENDO RIGOROSAMENTE 

OS HORÁRIOS DE INÍCIO E TÉRMINO.

          * O ESTUDO EM DUPLA É MELHOR DO QUE O DE GRUPO. 

        * NO DIA EM QUE ANTECEDER A QUALQUER PROVA, VERIFIQUE OS SEUS

 RESUMOS, PROBLEMAS TIPO E FÓRMULAS OBRIGATÓRIAS.

        * LEMBRE-SE QUE PARA FAZER UMA DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO, COMPOSIÇÃO, APONTAR CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS, ETC…, É NECESSÁRIO: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. A INTRODUÇÃO É SINTÉTICA, PEQUENA E DEVE  DIZER O QUE VAI SER EXPOSTO A SEGUIR O DESENVOLVIMENTO. A CONCLUSÃO É O FECHO, DEVE MOSTRAR, PONDO EM DESTAQUE OS PRINCIPAIS TÓPICOS DO DESENVOLVIMENTO E FINALIZAR COM LÓGICA E COERÊNCIA O QUE SE PRETENDEU EXPOR NO DESENVOLVIMENTO.

        * FINALMENTE, LEIA A PROVA COM ATENÇÃO, VERIFICANDO QUAIS QUESTÕES, ÍTENS OU QUESITOS  VOCÊ SABE FAZER. RESOLVA-OS E DEPOIS PARTA PARA O RESTANTE, POIS JÁ TERÁ ADQUIRIDO CONFIANÇA EM VOCÊ MESMO.

  ATENÇÃO: 

    O aluno deverá criar um Quadro de trabalho semanal (QTS). Este deve ser preenchido semanalmente, inicia-lo na segunda-feira e fecha-lo na sexta-feira. Se for preciso, você deverá usar o sábado e domingo.

    Os espaços deverão ser preenchidos com suas atividades rotineiras, respeitando o mínimo de horário para estudo indicado  no “Como Estudar”. O macete é, quando o aluno preencher o novo QTS, que deve ser semanal, aumentar a carga de estudo em 30 minutos, até o limite que consegue suportar e seja suficiente a um bom desempenho.

Fonte: PROFESSOR CANDIDO

Deixe um comentário